segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aparecimento dos primeiros casos com gravidade clínica



Pela primeira vez, numa altura em que o número de casos ultrapassou os 400, observam-se os primeiros 2 casos clinicamente graves, actualmente hospitalizados, no Hospital São João (Porto).

Numa análise publicada no BMJ (Garske, T, et al, 25 de Julho 2009), referente à situação em 10 de Julho, apresentam-se estimações (com um intervalo de confiança de 95%) em relação as “taxas” de fatalidade e hospitalização da nova gripe em diversos países:

Pensa-se que a discrepância entre as Américas e a Europa é atribuível essencialmente às diferenças na estimação do denominador dos rácios (número total de casos). O rápido crescimento do número de casos nas Américas fez com que um número significativo destes casos – possivelmente os de expressão menos intensa – não fosse contabilizado.

2 comentários:

jaime teixeira mendes disse...

Com o aparecimento de um numero significativo de crianças infectadas com o H1N1. Não se compreende q não esteja à disposição no mercado em Portugal a suspensão oral do Oseltamivir. Um medicamento com tantos efeitos secundários não deve ser administrado a " olho " quer dizer tipo abra a capsula e dê metade da dose. As doses em Pediatria devem ser administradas segundo a idade da criança e o peso.

ENSP disse...

@ Jaime

A Direcção-Geral da Saúde emitiu orientações sobre a utilização de antivirais em terapêutica e quimioprofilaxia. Disponível em http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i011552.pdf