sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Análise do Impacto do Livro Nós e a Gripe - informação, conhecimento e bom senso

“Nós e a Gripe – Informação, conhecimento e bom senso” constitui o quarto relatório público, em forma de livro, do Centro de Análise da Resposta Social à Gripe Pandémica da Escola Nacional de Saúde Pública.

Sendo um “produto” deste Centro de Análise, decidiu-se que todos os proventos financeiros relativos aos direitos de autor reverterão para a expansão e desenvolvimento deste Projecto.

Este livro destina-se a apoiar as pessoas, o cidadão comum, a situarem-se na problemática da gripe, no contexto da pandemia em curso, e do novo ciclo da gripe que com ela se inicia. Pretende proporcionar «conhecimentos críticos» que permitam transformar informação e orientações genéricas em decisões concretas nas circunstâncias específicas em que cada um se encontra.

Dado ter-se escrito sobre uma pandemia em curso, o livro será actualizado mensalmente nos próximos 6 meses no site da editora Gradiva (http://www.gradiva.pt/).

Para que o Centro possa continuar o seu trabalho de análise da resposta social à gripe pandémica, é fundamental analisar o impacto deste livro junto da opinião pública e da rede dedicada, contribuindo para a sua avaliação e actualização mensal que pretende ir ao encontro das dúvidas e percepção dos cidadãos.

Neste sentido, a sua colaboração é fundamental, pelo que pedimos que participe no preenchimento de um pequeno questionário disponível em:

http://www.noseagripe.net/node/246

1 comentário:

Anjos disse...

Boa tarde!
Parabéns pelo excelente trabalho.
Coloquei o vosso post no meu blogue e fiz referência a este excelente blogue.
Convido-vos a visitar o meu, onde deparamos com o impacto de toda esta pandemia nos doentes de Fibrose quística.
Deixo também o alerta para o que de tão inefeciênte se está ainda a passar em muitos Centros de Saúde aos quais são solicitadas vacinas para crianças de idade superior a 2 anos e estão "atados" às "ordens" da DGS e pura e simplesmente guardam vacinas à espera de novas directivas...então não ficou claro de que se íam avançando nas fases e grupos prioritários de acordo com necessidades, sobras e outros factores que possam alterar a dinámica?
Na primeira fase do grupo A fiquei escendalizada por não administrarem vacinas à 2ª fase do grupo A quando não tinham elementos da 1ª fase para vacinar...e então burocráticamente guardavam vacinas...à espera que "alguém" viesse a mudar de opinião e afinal já quisesse a vacina. Mas o que é isto???E os que sempre quiseram mas ainda não chegou a vez deles? Não deveriam os indecisos passaram para o fim da "fila"?Bem, estas e outras questões foram colocadas à DGS, ao programa Prós e Contras e lá foram surgindo algumas respostas, algumas eficazes mas que ainda não precorrreram o país todo...infelizmente!
Façam auditorias aos centros de saúde e esclareçam as duvidas de muitos Portugueses, infelizmente muitos estam a falhar deliberadamente!
Bom trabalho!
http://salgadosanjos.blogspot.com