sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Incidência de infecções pelo vírus H1N1 em Portugal

Algumas notícias recentes sobre o facto de Portugal ser o segundo país europeu com maior incidência de infecções pelo vírus H1N1, tem gerado alguma confusão no espaço público, uma vez que se fala de taxas de incidência sem uma explicação conveniente do que isso significa.

Existe incidência calculada a partir dos casos de gripe confirmados. Outra coisa é a incidência calculada com base nos casos corfimados e nos casos estimados. Outra coisa ainda é calcular a incidência com base nos casos confirmados, sem ter em conta as estimações.

Os cálculos das incidências variam de país para país, o que não permite a realização de comparações como as que têm vindo a público.

Estas comparações só eram possíveis numa primeira fase, em que todos os países confirmavam laboratorialmente todos os casos suspeitos. Neste momento, depende da qualidade das estimações e é altamente improvavel que Portugal seja o segundo país europeu com maior incidência de infecções pelo vírus H1N1, quando se sabe que em países como Espanha e Alemanha, para além do Reino Unido, é maior.

Sem comentários: