quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Escolas

Devido ao facto de serem considerados locais de forte propensão para a expansão do vírus, tem-se vindo a prestar muita atenção nos últimos meses à abertura das escolas.

Um possível surto originaria desafios para professores e funcionários (ao nível do absentismo), pais (decisão sobre onde e quem fica com as crianças) e alunos (possível perda de matéria escolar), o que se reflectiria no normal funcionamento da sociedade.

6 comentários:

meia noite disse...

A ministra da saúde diz que "Portugal pode fechar"m a ordem dos médicos desdramatiza.
Em que ficamos?

ENSP disse...

As autoridades de saúde estão a acompanhar a evolução da situação e serão tomadas medidas adequadas a cada momento, baseadas no conhecimento e na evidência disponivel.

Anónimo disse...

Boa maneira de não dar resposta nenhuma!

ENSP disse...

O papel do Centro de Análise da Resposta Social à Gripe Pandémica é o de, além da análise da resposta social, como o próprio nome indica, divulgar informação e facilitar o acesso da população.

Os cidadãos devem ser capazes de transformar a informação em conhecimento, de forma a conseguirem tomar decisões no seu dia-a-dia.

É importante compreender a imprevisibilidade dos factos e compreender que a situação evolui continuamente.

As decisões das autoridades de saúde são tomadas com base na evidência, no conhecimento e nas especificidades de cada momento.

Não é portanto razoável esperar que as autoridades de saúde digam hoje o que vão fazer amanhã, porque dependerá da forma como a situação evoluir.

Anónimo disse...

Tenho um filho de 6 anos com H1N1, os sintomas foram apenas febre de 1 dia e tosse seca. O médico mandou-me com 1 antibiótico para casa e que ele podia fazer 1 vida normal, como haviam mais miúdos com os mesmos sintomas não lhe dei a medicação e fui fazer o teste, que deu positivo.
Agir contra a gripe não é fechar as escolas, mas sim exigir que o aluno que teve tosse e febre fique em casa durante 7 dias, pois a febre está a dar só 1 dia e no dia seguinte os miúdos estão na escola a alastrar o vírus.

Anónimo disse...

Gostaria de saber se os colégios particulares têm obrigatoriedade de elaborar um plano de contingência. para além disso gostaria de saber se t~em a obrigação legal de avisar os pais quando existir um caso confirmado de Gripe A na sala de aula do filho.
Obrigada