sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Segurança da vacina pandémica

No seguimento das notícias que têm sido recentemente publicadas por vários órgãos de comunicação social, a Organização Mundial de Saúde emitiu um comunicado sobre a segurança da vacina pandémica.

Todos os detalhes deste comunicado podem ser consultados em: http://www.who.int/csr/disease/swineflu/frequently_asked_questions/vaccine_preparedness/safety_approval/en/index.html

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Segurança da vacina

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) esclareceu hoje que o adjuvante contido na composição das vacinas aprovadas na Europa contra a gripe A (H1N1) tem sido utilizado noutras vacinas sem que tenha sido identificado qualquer risco significativo.

Fonte: http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=1027383

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vacina pandémica

A afirmação de que os benefícios da vacina são muito superiores aos riscos não é uma opinião pessoal. A vacina pandémica é recomendada pela OMS, CDC, ECDC e por todas as direcções gerais dos países conhecidos. A vacina da Gripe só é utilizada porque foi autorizada por entidades independentes das outras já referidas, como a Agência Europeia do Medicamento e Food and Drug Administration. O facto das primeiras entidades recomendarem a vacina e as segundas referidas aprovarem o seu licenciamento, é que fundamenta a utilização da vacina e, portanto, não se baseia em opiniões pessoais.

Mas este fundamento tem sido posto em causa pelos novos meios de comunicação (youtube, twitter, blog’s, etc) por pontos de vista que, pela sua natureza, chamam à atenção das pessoas e são disseminadas com rapidez, e que vão desde opiniões pessoais não fundamentadas até a interpretações fantásticas sobre a pandemia e a vacina da gripe.

Um aspecto importante a referir é que a difusão do conhecimento técnico e científico ainda obedece a regras clássicas (aprovação, publicação, disseminação) sendo portanto morosa, enquanto a difusão do rumor/boato é muito mais rápido mesmo que as fontes não sejam credíveis e o seu conteúdo faça pouco sentido.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vacina pandémica - bibliografia

No sentido de tentar contribuir para a disseminação do conhecimento disponível sobre a vacina pandémica e a importância da vacinação, disponibilizam-se 3 referências bibliográficas sobre o assunto:

Pandemic influenza A (H1N1) vaccines in the European Union. Eurosurveillance. 14: 41 (October 2009)1-9.
http://www.eurosurveillance.org/ViewArticle.aspx?ArticleId=19361

Should healthcare workers have the swine flu vaccine?: Editorial
www.bmj.com/cgi/content/full/339/aug25_2/b3398

Willingness of Hong Kong healthcare workers to accept pre-pandemic influenza vaccination at different WHO alerts: two questionnaire surveys.
www.bmj.com/cgi/content/abstract/339/aug25_2/b3391

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Escolas

Devido ao facto de serem considerados locais de forte propensão para a expansão do vírus, tem-se vindo a prestar muita atenção nos últimos meses à abertura das escolas.

Um possível surto originaria desafios para professores e funcionários (ao nível do absentismo), pais (decisão sobre onde e quem fica com as crianças) e alunos (possível perda de matéria escolar), o que se reflectiria no normal funcionamento da sociedade.