segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vacina

Registou-se nos últimos dias uma maior afluência na procura da vacina sazonal comparativamente aos anos anteriores.

Este aumento da procura pode reflectir uma preocupação acrescida da população fomentada pelas notícias relacionadas com a vacina da Gripe A. No entanto, as autoridades de saúde alertam para o facto de a vacina sazonal não conferir imunidade ao vírus da Gripe A. Deste modo, é importante que as vacinas contra a gripe sazonal sejam em primeiro lugar destinadas aos grupos de risco.

No que diz respeito à vacina pandémica, já foi autorizada pela FDA (para utilização nos Estados Unidos) onde se prevê o inicio da sua aplicação para finais de Setembro. Entretanto aguarda-se o licenciamento europeu que deve estar para breve, de forma a permitir o inicio da vacinação provavelmente para decorrer no próximo mês de Outubro.

Espera-se que, com a difusão de informação mais precisa sobre as características da vacina pandémica, muitas das reservas que se têm manifestado em relação à segurança da vacina se dissipem.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Gripe A em Portugal

De acordo com os relatórios e comunicados emitidos pelo Ministério da Saúde, na semana entre 14 a 20 de Setembro de 2009 foram identificados 2213 novos casos de Gripe A, o que perfaz o valor cumulativo de 11831 de casos em Portugal.
No dia 23 de Setembro registou-se em Portugal o primeiro caso de morte num doente com Gripe A.
A incidência da Gripe A tem-se mantido estável e aparentemente diminuído. No entanto, é necessário ter em conta que após 21 de Agosto deixou de haver confirmação laboratorial de todos os casos, pelo que estas comparações passaram a ser difíceis.

De qualquer forma, o país deve manter o alerta, uma vez que o Outono/Inverno se aproxima (altura em que os vírus circulam com mais facilidade) e continuar a preparar-se para o pior cenário admissível.

A informação hoje disponível dos países do hemisfério sul, onde o inverno está acabar é que até ao momento a incidência da Gripe tem-se situado em valores francamente mais baixos do que os do pior cenário admissível.

Na Austrália por exemplo onde o sistema de informação de saúde parece razoavelmente fidedigno, a incidência da onda epidémica deste inverno deve ser situada em valores próximos dos 15%.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ler +, Agir contra a Gripe

No âmbito do Projecto “Ler +, Agir contra a Gripe” foi produzido um livro sobre a prevenção da gripe intitulado «O Nuno escapa à Gripe A» para ser utilizado no inicio do ano lectivo por professores, educadores, pais e todos os outros técnicos que queiram desenvolver actividades educativas com crianças, na escola ou em casa, nas bibliotecas escolares e nas bibliotecas públicas ou em espaços de tempos livres sobre a temática da Gripe.

O livro encontra-se disponível em formato pdf e pode ser lido e ouvido na Biblioteca de Livros Digitais do Plano Nacional de Leitura “O Nuno escapa à gripe A”.

Mais informação em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/ e http://www.dgs.pt/

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Incidência de infecções pelo vírus H1N1 em Portugal

Algumas notícias recentes sobre o facto de Portugal ser o segundo país europeu com maior incidência de infecções pelo vírus H1N1, tem gerado alguma confusão no espaço público, uma vez que se fala de taxas de incidência sem uma explicação conveniente do que isso significa.

Existe incidência calculada a partir dos casos de gripe confirmados. Outra coisa é a incidência calculada com base nos casos corfimados e nos casos estimados. Outra coisa ainda é calcular a incidência com base nos casos confirmados, sem ter em conta as estimações.

Os cálculos das incidências variam de país para país, o que não permite a realização de comparações como as que têm vindo a público.

Estas comparações só eram possíveis numa primeira fase, em que todos os países confirmavam laboratorialmente todos os casos suspeitos. Neste momento, depende da qualidade das estimações e é altamente improvavel que Portugal seja o segundo país europeu com maior incidência de infecções pelo vírus H1N1, quando se sabe que em países como Espanha e Alemanha, para além do Reino Unido, é maior.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Gestão Local da epidemia de Gripe



A curva epidémica nacional (mais ou menos com a duração de 12 semanas) será um somatório de epidemias locais (mais ou menos de 3 a 4 semanas).

A vigilância epidemiológica local ajuda a determinar a activação/desactivação das medidas previstas nos planos de contingência e a preparar adequadamente a população para agir.

Os indicadores para a gestão local exprimem-se pelo número de consultas de clínica geral, número de consultas de casos com Gripe, absentismo, número e características dos clusters organizacionais e número de internamentos (Gripe e Pneumonia).